quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Reeducação alimentar



Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.
Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.
Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:

- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
- Pratique atividade física regularmente.


O estresse diário, o excesso de trabalho e os prazos apertados nos levam, muitas vezes, a descuidar da alimentação. Uma vez fazendo refeições nada saudáveis, não conseguimos a energia necessária para enfrentarmos os dias de trabalho. Sem contar os quilinhos a mais que ganhamos beliscando, comendo aquelas famosas “besteirinhas”! Então, é hora de se livrar desses vícios e aprender a comer bem. Afinal, nem trabalho pode ser desculpa para você se alimentar mal.

Pela manhã

Não tem tempo de tomar um café da manhã completo? Tudo bem, acorde dez minutos mais cedo para beber pelo menos um copo de leite e comer uma fatia de pão integral com queijo branco. No meio da manhã, a melhor pedida é uma fruta com um chá gelado ou suco.

O almoço

Se você tem o hábito de almoçar em restaurante, comece por uma salada de verduras, legumes crus e cozidos, temperando tudo com azeite e vinagre. Evite maioneses, molhos cremosos e calóricos. Como prato principal, escolha peixe ou carne branca, desde que não tenha gordura. Na hora da sobremesa, abra mão dos doces e escolha frutas ou gelatina light.
Mas se você não tem tempo para sair do escritório nem para almoçar, então leve comida de casa – prepare uma salada com grão integral e conservas, tais como cogumelos ou aspargos, já que têm baixo valor calórico.

As tais tentações

É comum encontrarmos balas, chicletes, chocolates e biscoitinhos na gaveta do escritório para “uma emergência”. Eles são saborosos e oferecem uma dose extra de energia quando se pula o almoço, por exemplo. Só que, junto com essa injeção de ânimo, também vão calorias vazias, gorduras e excesso de açúcar, prejudiciais à saúde.
Assim, forma-se um ciclo vicioso: o cansaço leva à ingestão de guloseimas, que dão energia mas, ao mesmo tempo, irritam o organismo e causam mais indisposição. O consumo de bebidas e alimentos gordurosos e açucarados faz com que o corpo fique sobrecarregado, pesado e intoxicado.
Problemas de pele, queda de cabelo e distúrbios de sono são os primeiros sinais de alerta de que algo não está bem. Prisão de ventre ou diarréias constantes são outros sintomas de que a alimentação está prejudicando a absorção de nutrientes.
Livre-se de tudo isso!
Como o ideal é comer de três em três horas, para manter o metabolismo acelerado e o pique lá em cima, esqueça os chocolates e doces. Opte por:

1) Barras de cereais.
2) Biscoitos integrais salgados em pacotes individuais (para você não correr o risco de exagerar!).
3) Frutas secas (ameixa, damasco, maçã) ou oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).
4) Se na sua empresa tem geladeira ou frigobar, leve iogurtes, frutas e sucos de caixinha, como os de soja.

O jantar

Já em casa, não se esqueça do jantar. Geralmente, é pouco o tempo entre esta refeição e a hora de ir dormir. Por isso, opte por uma sopa de legumes ou canja. Além de ter poucas calorias, elas são leves e não comprometem o metabolismo, que fica sempre mais lento à noite.
Com essa dicas, pode ter certeza de que a sua forma e a sua saúde não serão prejudicadas.

3 comentários:

  1. Amiga vou tentar.... Seja o que Deus quiser.. Bjs shuggar

    ResponderExcluir
  2. Vivi
    Isso aí amiga tenta sim ,precisamos fazer algo por nós mesmas,me dê notícias tá.

    ResponderExcluir
  3. Tm vou tentar poeque as coisa mais gostasas de se comer engorda!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita,volte sempre e diga o que vc achou,bjim,Dany